Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta para saúde cardiovascular da população idosa
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/coracao_cardiovascular_cardiaco_ss.jpg?itok=j6P-cmX5)
Numa população envelhecida é comum a manifestação de doenças cardiovasculares. Em 2012 estas doenças foram responsáveis pela morte de mais de 30 mil Portugueses, representando a primeira causa de morte no país.
Uma das patologias cardiovasculares mais prevalente na população idosa é a insuficiência cardíaca, que se desenvolve ao longo do tempo, correspondendo à fase terminal de outras doenças cardiovasculares.
Um coração com insuficiência cardíaca apresenta incapacidade de bombear o sangue com a eficiência necessária para satisfazer as necessidades do organismo. Os sintomas mais comuns desta patologia são:
- Falta de ar, tosse/pieira, aumento de peso e tornozelos inchados, sintomas que resultam de acumulação de líquidos; - Cansaço, fadiga, tonturas e frequência cardíaca rápida, sintomas que advêm de um fluxo sanguíneo insuficiente.
No Dia Mundial da Terceira Idade, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia lança o repto relembrando que é necessário garantir a manutenção de hábitos de vida saudáveis de modo a evitar complicações cardiovasculares, no futuro.
Desta forma, poderemos garantir uma diminuição da prevalência de patologias terminais, como a insuficiência cardíaca, que todos os anos afetam milhões de Portugueses.
Na presença de algum dos sintomas referenciados, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia recomenda a consulta do seu médico de família ou do médico cardiologista.
Mais informações sobre a Insuficiência Cardíaca encontram-se disponíveis no site www.euamoviver.com, desenvolvido com o patrocínio Científico da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.