VI Jornada de Recolha de Medicamentos
A VI Jornada de Recolha de Medicamentos contará com a adesão de 122 farmácias distribuídas pelas zonas centro e sul do país e os medicamentos recolhidos beneficiarão os utentes de 72 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) da região das farmácias aderentes.
Com uma dinâmica semelhante à do Banco Alimentar, o objectivo do Banco Farmacêutico é sensibilizar os portugueses para a doação de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica, que serão recolhidos nas farmácias por 450 voluntários e depois distribuídos pelas IPSS abrangidas pelo projecto.
Em cinco anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos tem-se registado um crescimento contínuo de número de farmácias, voluntários, instituições apoiadas e também em número de medicamentos recolhidos. Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, tanto o número de instituições apoiadas como as farmácias associadas a esta causa quase duplicou, registando-se um crescimento que ronda os 190% em ambos os casos. Ao longo destes cinco anos foram angariados cerca de 38000 medicamentos. Em 2013 foram recolhidos mais de 9 mil fármacos, um número que a organização espera superar em 2014.
Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico afirma que “apesar do contexto de crise económica que temos vivido nos últimos anos, a solidariedade dos portugueses mantém-se e tem crescido. É com muita satisfação que constatamos que a cada nova edição da recolha de medicamentos temos a participação de mais farmácias, as doações são em maior número e conseguimos ajudar cada vez mais pessoas, que é o nosso principal objectivo”.
A VI Jornada de Recolha de Medicamentos conta com o apoio de cada uma das Farmácias aderentes, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional das Farmácias (ANF) e da Logista Pharma. Para saber mais sobre o projecto e quais as farmácias e instituições abrangidas pela recolha de 2014 visite o site http://www.bancofarmaceutico.pt/ .