Um problema de saúde pública

Tratar a obesidade é prioridade

A Direcção do Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar realiza, no dia 1 de Fevereiro, o encontro “Factores psicológicos na clínica e tratamento da obesidade”, na Clínica Psiquiátrica de São José, em Lisboa.

Actualmente, em Portugal, a obesidade atinge 1 milhão de adultos e 3,5 milhões são pré-obesos, segundo os resultados do relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS) “Portugal: Alimentação Saudável em Números 2013”. O relatório apresenta ainda números preocupantes nos mais novos: cerca de 15% das crianças entre os 6 e os 9 anos são obesas e mais de 35% sofrem de excesso de peso.

Perante esta realidade torna-se ainda mais importante aumentar a percepção da comunidade e dos profissionais de saúde para os problemas ligados ao excesso de peso, bem como promover o conhecimento científico dos associados e investigadores nesta área.

A modificação nos hábitos de consumo, o aumento da ingestão de gorduras e proteínas de origem animal, associada ao sedentarismo, favorecem a incidência de obesidade, que continua a ser, provavelmente, um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal.

O evento conta com a presença de médicos de várias especialidades, nomeadamente cirurgia, psiquiatria e psicologia.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock