Novo “super comprimido” diário
Um grupo de investigadoras de um instituto australiano considera que o “super comprimido” tem um “potencial considerável para melhorar a saúde global”. Ao combinar os princípios activos vulgarmente usados para controlar a tensão arterial e o colesterol, juntamente com aspirina, o novo medicamento, acreditam os cientistas, pode salvar milhões de vida em todo o mundo. Mas não propriamente pela conjugação dos seus elementos, mas sim por facilitar a vida aos doentes.
Os médicos envolvidos neste estudo concluíram que os pacientes em risco de ataque cardíaco ou AVC seguem melhor o tratamento de tomarem este único comprimido do que se tiverem de tomar vários.
O “super comprimido” já tem nome: SPACE na sigla inglesa para “Single Pill to Avert Cardiovascular Events” ou, na tradução, “comprimido único para evitar episódios cardiovasculares”.
No âmbito deste projecto, os investigadores analisaram dados de mais de 3 mil pacientes com doenças cardiovasculares (ou em risco), na Europa, Índia e Australásia (que compreende Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e ilhas próximas, no Pacífico). As conclusões mostraram um aumento de 43% do cumprimento do tratamento por parte dos doentes a tomar o comprimido único, além das melhoras ao nível da tensão e do colesterol.