Estratégias para o futuro no ReThinking Pharma 2014
De acordo com Miguel Santos Silva, Coordenador do Re-Thinking Pharma 2014-2024, a regularização da dívida ao sector da saúde melhorou dos primeiros meses de 2012 até 2014. “Apesar dos esforços recentes, e da diminuição do ritmo de aumento da dívida, o aumento da mesma ao sector da saúde em Janeiro e Fevereiro de 2014 parece retomar uma tendência passada. Com o valor de Fevereiro de 2014, reforça-se a ideia de não ter existido uma alteração de tendência de crescimento da dívida”.
“O acréscimo absoluto de dívida em Janeiro e Fevereiro de 2014 não traduz qualquer abrandamento face a que sucedeu em 2013 fora do período de regularização da mesma, e esse ritmo é em média 34 milhões por mês, ou seja, cerca de 400 milhões por ano. Contudo o ritmo de acumulação de dívida é mais baixo do que o ritmo mensal dos primeiros meses de 2012 que eram cerca de 80 milhões por mês. Os esforços actuais são ainda susceptível de criar problemas sérios à sustentabilidade financeira do SNS, e mais uma vez, podemos dizer que a Indústria Farmacêutica agora, e nas últimas décadas tem sido o grande financiador do Estado para o sector saúde”, reforça o mesmo especialista.
Para Miguel Silva, “parece-nos estranho que perante a colaboração e enorme taxa de esforço da Indústria Farmacêutica na sustentação de uma crónica e enorme divida vencida, sejam anunciados mais cortes unilaterais para 2015. Relembro que o sector tem sido seriamente afectado e que os preços médios dos medicamentos vendidos nas farmácias diminuíram de 24% desde 2007. “
O Re-Thinking Pharma 2014-2024, o grande evento nacional dirigido a profissionais da Indústria farmacêutica que decorre nos dias 15 e 16 de Maio no Hotel Aqualuz, em Tróia e será presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira. O evento conta com o apoio Oficial da AICEP, da APOGEN (Associação Portuguesa de Genéricos), da APDP (Associação portuguesa do Doente Diabético), da APMIF (Associação Portuguesa de Medicina Farmacêutica) e do IPAM/ IADE (Instituto Português de Administração e Marketing).