Campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Dar a cara contra o papilomavírus humano

“Dê a cara contra o HPV” é o nome de uma campanha que a Liga Portuguesa Contra o Cancro está a promover no Facebook. Tem como objectivo incentivar a prevenção do papilomavírus humano, um vírus que pode causar cancro e outras doenças genitais em homens e mulheres.

No seu site a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) indica que com esta acção pretende chamar à atenção e informar sobre as doenças causadas pelo papilomavírus humano (HPV) e apelar a todas as pessoas que se envolvam na prevenção das doenças causadas por este vírus, que não escolhe sexo nem idade. Para participar basta aceder à página da Liga no Facebook e literalmente dar a cara, através de uma aplicação disponibilizada.

O HPV manifesta-se através de lesões chamadas papilomas. Existem diferentes tipos de HPV que podem levar a diferentes resultados. Uma das formas de transmissão é através do contacto sexual (vaginal, oral e anal).

A maioria das pessoas infectadas com o HPV não tem sintomas, nem sinais óbvios. Por vezes, surgem verrugas, mas que não estão visíveis por se encontrarem numa parte interna do corpo, ou por serem muito pequenas. Existe tratamento destas verrugas, mas as infecções podem persistir.

Nas mulheres, o teste citológico de rotina – colpocitologia ou Papanicolau – é uma importante ferramenta de rastreio, pois não há forma de saber previamente em que pessoa o vírus vai persistir ou evoluir para cancro. E como forma de prevenção, a administração da vacina contra o HPV em raparigas jovens a partir dos 12 anos. Também é recomendável a prática de sexo seguro, com recurso ao preservativo.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock