Saiba o que é esta doença rara, mas muito grave

Miocardiopatia Amiloide por Transtirretina está associada a insuficiência cardíaca

Atualizado: 
26/10/2022 - 14:35
Rara, mas particularmente grave – uma vez diagnosticada, apresenta uma esperança média de vida de três anos e meio – a Miocardiopatia Amiloide por Transtirretina (ATTR-CM) pode confundir-se com outras patologias cardíacas e é causa de insuficiência cardíaca.

O que é a ATTR-CM?

A doença surge na sequência da acumulação de proteínas desnaturadas no coração e no organismo e divide-se em dois tipos: wild type (também conhecida como Amiloidose Cardíaca Senil) e hereditária. No caso da wild type, a doença é idiopática, ou seja, a sua causa é desconhecida. É especialmente incidente entre os homens caucasianos, sobretudo entre os que sofrem de insuficiência cardíaca ou de arritmias como a fibrilhação auricular, ou que apresentam um histórico de síndrome do túnel cárpico bilateral. Tendencialmente, começa a manifestar-se a partir dos 60 anos.

Já os sintomas da ATTR-CM hereditária, têm tendência a começar um pouco mais cedo, geralmente entre os 50 e os 60 anos. Tem a mesma incidência em pessoas do sexo masculino ou feminino e está associada a insuficiência cardíaca, sintomas neurológicos (periférico e autónomo) e/ou gastrointestinais, e a história clínica de síndrome do túnel cárpico bilateral.

Sinais de que pode sofrer de ATTR-CM

Como se chega ao diagnóstico?

Fonte: 
Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href=