Aumento da prevalência de doenças mentais em Portugal eleva a necessidade de formação

Universidade Católica cria pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Portugal é o país da Europa com maior número de pessoas com doenças mentais, tendo-se registado um aumento de cerca de 19% em 2008, para mais de 31% em 2015. Face a estes números, o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa lança a pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental, que decorrerá entre janeiro e julho, como forma de dar resposta à crescente necessidade de reforçar a formação de profissionais e técnicos nesta área da saúde.

O curso “pretende dar aos formandos conhecimentos e competências na área da psiquiatria e saúde mental, abordando as bases da psicopatologia, a descrição das principais doenças psiquiátricas e as suas respetivas terapêuticas” refere Pedro Afonso, psiquiatra e um dos coordenadores da pós-graduação. Pretende-se, ainda, fomentar a atuação na saúde mental de acordo com princípios éticos e deontológicos, contribuindo assim para a melhoria dos resultados nos cuidados de saúde prestados à população.

A pós-graduação, cujas inscrições estão abertas, destina-se não só a médicos e internos das especialidades de psiquiatria, pedopsiquiatria, medicina geral e familiar, como também, a enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais de saúde.

O curso de Psiquiatria e Saúde Mental conta com 22 unidades curriculares, abrangendo diferentes áreas: Neurociências e Psicopatologia, perturbações psiquiátricas e alterações do sono, psiquiatria forense e sexologia clínica, abordagens terapêuticas em psiquiatria e saúde mental e investigação no contexto destas doenças.

Fonte: 
Bee Ineditus
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.