SPMI desafia os portugueses no Dia Mundial da Diabetes
O coordenador do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM), Estevão Pape, explica, citado num comunicado da SPMI, que “o desafio passa por convidar as famílias a realizar uma experiência de um dia em que não consumam alimentos açucarados, tais como bolos, doces, cereais, refrigerantes, bebidas alcoólicas, entre muitos outros”.
O tema central deste ano é a “Família e a Diabetes”, e a SPMI convida as famílias portuguesas a moderar o consumo de açúcar, diminuindo assim as probabilidades de desenvolvimento da doença.
O Presidente da SPMI, João Araújo Correia, esclarece, no mesmo comunicado, a importância que este tipo de ações pode ter junto da população, uma vez que contribui, de um modo geral, para que a população adote um estilo de alimentação saudável.
“Conseguimos não só contribuir para uma melhoria da saúde de todos nós, como inclusive destacamos o papel do especialista de Medicina Interna no contexto hospitalar e na promoção da discussão pública e científica ligada às diversas temáticas da saúde”, adianta.
A diabetes é uma doença crónica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue e que provoca a deterioração dos vasos sanguíneos, podendo desencadear doenças cardiovasculares, insuficiência renal ou cegueira.
De acordo com o Observatório da Diabetes em Portugal, há um milhão de pessoas com diabetes no país.