Saúde Auditiva

Tem perda auditiva? Três passos para uma reabilitação auditiva eficaz

Atualizado: 
01/03/2024 - 14:20
A propósito do Dia Mundial da Audição, que se assinala a 3 de março, alertamos para a importância de dar ouvidos à sua audição em todos os momentos da vida e de ter cuidados específicos para prevenir a perda auditiva.

A perda de audição é uma realidade global que afeta mais de 1,5 mil milhões de pessoas no mundo, impactando não só a capacidade de ouvir, mas também a qualidade de vida. Para quem vive com o diagnóstico de perda auditiva, ou conhece alguém próximo nesta situação, não precisa de se preocupar porque vamos contar-lhe tudo sobre a jornada de reabilitação auditiva, apresentando de seguida os três passos essenciais para uma reabilitação auditiva eficaz:

Prevenção do problema: como cuidar e prevenir?

O primeiro passo para uma saúde auditiva duradoura é a prevenção. Para cuidar dos seus ouvidos e prevenir problemas de audição, recomenda-se a redução do tempo de exposição a ruídos intensos e prejudiciais, ou o uso de protetores, quando é mesmo necessário estar exposto a locais ruidosos; a utilização de auriculares ou auscultadores de forma segura; a adoção de um estilo de vida saudável e a realização de exames auditivos com regularidade.

Resolução do problema: tenho perda auditiva e agora?

Perante um diagnóstico de perda auditiva, é normal surgirem algumas questões que o possam preocupar, porém o mais importante é consultar um profissional especialista em audição (audiologista) para o avaliar e ajudar a encontrar a solução mais adequada para o seu caso.

Antes de escolher um centro auditivo, aconselhamos a procurar informação sobre todos os que existem no mercado. Isto porque, o mercado de reabilitação auditiva não é regulado e, é preciso ser cauteloso na escolha dos profissionais de saúde que o vão atender. Além disso, importa ainda ver se a empresa tem certificação de qualidade em Portugal e se os seus aparelhos estão registados no INFARMED e classificados como dispositivos médicos. Não compare apenas o preço dos aparelhos auditivos. Tenha em conta a tecnologia incorporada e todos os serviços incluídos (consultas, exames, manutenção e assistência técnica), pois é o conjunto de todas estas componentes que contribuem para uma reabilitação auditiva bem sucedida.

Quando tiver toda a informação, faça a sua primeira consulta e solicite a experimentação de vários aparelhos auditivos para perceber com qual é que se sente mais confortável em termos de qualidade de som e de funcionalidades.

Manutenção da audição: quais os cuidados a manter para ouvir a vida de forma plena?

A manutenção da audição é um compromisso a longo prazo. Mesmo com a utilização de um aparelho auditivo é crucial dar continuidade aos cuidados auditivos, o que inclui a realização de check-ups regulares, ajustes no dispositivo sempre que for necessário e a adoção de hábitos saudáveis para preservar a saúde auditiva ao longo do tempo.

João Ferrão, Diretor de Audiologia da Widex – Especialistas em Audição, afirma: “Estima-se que cerca de 196 milhões de pessoas na Europa vivem com perda de audição, um número que se prevê que cresça significativamente até 2050. Enquanto audiologistas, o nosso papel é estar ao lado de quem tem perda auditiva e ajudá-lo a enfrentar todos os desafios, proporcionando-lhe soluções inovadoras para melhorar a sua audição e, consequentemente, a sua qualidade de vida.  A vida é para se ouvir em todos os momentos e trabalhamos diariamente para garantir que todos possam desfrutar do mundo dos sons em pleno.”

 
Fonte: 
Widex - Especialistas em Audição
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
master1305 no Freepik